Resenha: A Culpa é das Estrelas

Autor(a): John Green
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Número de páginas: 288
Flores de Lótus:  OMG PERFEITO!
Sinopse:
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.



Não achei que um livro com uma capa tão singela e uma sinopse tão ousada iriam me fazer amar essa estória. Sim, esse livro foi o melhor livro do gênero que eu li nesse ano sem sombras de dúvidas. 



O livro irá nos apresentar a estória de uma menina chamada Hazel Grace, uma jovem de dezesseis anos que possuí câncer nos seus pulmões, que está num estado de metástase - quando a doença que avança comprometendo outros órgãos. Ela vivia ligada a um aparelho que a ajudava na respiração - era um cilindro verde que através de cânulas ligava as narinas da Hazel ao oxigênio.




A mãe de Hazel já no início do livro se mostra bem materna e protetora em relação a sua filha, mas Hazel numa gostou desse manto que a mãe criou sobre ela durante todos esses anos. A mãe dela vivia para ela. Mas Hazel não gostava da situação, pois achava que ela mesma era um caso perdido, assim  não queria fazer ninguém sofrer.
   - Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá?
   Meu pai inclinou a cabeça um pouquinho para o lado, como se eu fosse um cachorrinho que acabou de ser repreendido.
   - Eu sou uma granada – repeti. – Só quero ficar longe das pessoas, ler livros, pensar e ficar com vocês dois, porque não há nada que eu possa fazer para não ferir vocês; vocês estão envolvidos demais, por isso me deixem fazer isso, tá? Não estou deprimida. Não preciso sair mais. E não posso ser uma adolescente normal porque sou uma granada.
 A mãe convence Hazel a participar de um grupo de apoio, que reunia pessoas com derivados problemas relacionados ao câncer. Ela reluta a princípio, mas acaba cedendo e vai para as reuniões.


Quando Hazel vai para o grupo de apoio, dá de cara com um jovem misterioso e bem bonito que não para de encarar ela. Ela, cansada do olhar do cara, decide encará-lo de volta para ver no que vai dar. E adivinhem?... rs
Ele a chama para sair, na verdade ele convida a Hazel para ir na casa dele. 

Augustus Waters possuía dezessete anos e tinha um tipo de câncer chamado Osteosarcoma e por culpa da doença, ele não tem uma das pernas. O garoto e Hazel logo ficam bem amigos, trocando experiências melancólicas a respeito da doença. E a partir daí, se apaixonam e vivem uma linda e trágica estória de amor. 
   - Eu estou apaixonado por você – ele disse, baixinho.
   - Augustus – falei.
   - Eu estou – ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. – Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenar um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.

Um ponto que deve e tem que ser citado é que os protagonistas do livro são apaixonados por literatura, ou seja, vez ou outra vocês verão cenas em que os personagens estão lendo um livro e falando sobre suas leituras. Achei isso tão magnífico, pois as sensações que eles possuem a respeito das ações dos seus personagens, são exatamente as mesmas que a gente tem lendo o próprio livro. 

O autor não ficou na mesmice na estória pois ele acrescentou um fato que tirou os protagonistas do cotidiano e deu um toque de ''descoberta'' e romance no enredo, isso me deixou fascinado.

O que mais me chamou a atenção nesse livro foi o humor negro utilizado pelos meninos com câncer da estória. Pensem comigo: Quando temos personagens com câncer, com uma vida difícil e complicada, a última coisa que pensamos é que eles na maioria das vezes zombam disso de uma forma razoavelmente ousada. É isso que ocorre no livro, mas no decorrer dos capítulos percebemos que essas ações são a válvula de escape dos dois para enfrentar os seus problemas. Como se não bastasse, o livro apresenta uma enxurrada de metáforas, que são na maioria das vezes explicadas, usadas pelos personagens.




Eu sendo sexy sem ser vulgar - nop
   - Como está se sentindo? - o Isaac perguntou.
  - Tudo tem gosto de moeda. Fora isso, estou numa montanha-russa que só vai pra cima, garoto - o Gus respondeu. O Isaac riu. - Como estão seus olhos?
   - Ah, excelentes - ele disse. - Quer dizer, o fato de não estarem no meu rosto é o único problema.
   - Maravilha - o Gus falou. - Não é que eu queira ser melhor que você nem nada, mas meu corpo é feito de câncer.
O livro é emocionante, direto, romântico e trágico. Confesso que quase chorei com esse livro - sou casca grossa e ainda não chorei com nenhum XD. O livro valeu apena a cada página folheada. 

11 comentários

  1. Adorei o post! Um ótimo livro, um dos melhores que já tive o prazer de ler, recomendo! Beijos

    parolescoffee.blogspot

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas,
    Dizem que este é um livro ótimo, minha cunhada me disse que chorou lendo e que apesar disto, é bastante divertido. Ela até me deu um que sobrou, daquela promoção que teve de perder livros pela cidade, e etc.
    Ainda não tive tempo de ler e andei desmotivada com o enredo, não é muito a minha praia, mas, vou ler assim que possível para ver o que acho!
    Adorei as fotos ! *-*
    Abraços,
    Fanie.


    PRATELEIRA DE BIBLIOTECA.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é tipo... A perfeição em palavras! Eu já li, e amei cada trecho do livro. É demais! Quando comecei a ler me prendi dentro da história, e me senti sendo a Hazel rsrs Chorei em alguns trechos, principalmente no final. O melhor livro que já li, com certeza!

    PEQUENA JULIETA
    pequena-julieta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei esse livro e nem terminei de ler ele ainda, mas confesso que não é a falta de tempo mas sim o medo, o medo de acabar o livro e ter o vazio depressivo pós leitura. Ótima resenha e realmente esse livro é ótimo!

    Beijos
    www.pontomakeup.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Estou querendo MUITO esse livro, todo mundo já leu e disse que é ótimo.
    Gostei da sua resenha *----*

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  6. Olá minha linda, tudo bem com vc ?

    Desculpa pelo meu sumiço aqui do seu blog, mas é que andei tendo uns probleminhas básicos de dor de cabeça e acabei nem postando nos blogs direito. Agora estou com o braço doendo porque tomei vacina (risos)

    Vou passar em poucos blogs hoje, porque eu não vou aguentar ficar digitando, mas enfim...


    OBS: dando um print, porque n to conseguindo digitar mto hehe


    Olha, comentando a sua resenha meu amigo, eu gostei bastante, mas eu ainda estou com receio de ler esse livro sabia ? Sempre vejo ele na livraria, pego ele na minha mão e tudo, mas deixo...nunca pego (risos)

    Mas eu vou dar uma pensada, porque todos falam que a história é maravilhosa mesmo e que o ponto de vista dos personagens são ótimos.
    Já li algumas resenhas, mas nenhuma me convenceu ainda.
    Agora li o seu e vou dar uma pensadinha, porque pelo jeito voce vai acabar me convencendo de comprar ele hahahahahaha

    Mas adorei viu ?!
    Se cuida meu querido e me desculpa por nao ter passado aqui antes, mas andei meia down =/
    Mas enfim...bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?
    Esto conhecendo o blog hoje rsrs.
    Gostei do jeito que faz os posts e até mesmo que resenha ^^
    Que bacana ser o primeiro livro que chorou haha
    Bom espero que tenham mais livros que consigam isto.
    Abraços.
    Seguem meu blog? também esta ocorrendo um BT aproveita se gostar participe!
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Passei para deixar um abraço e conferir as dicas. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Retribuindo a sua passada la no meu cantinho...

    Seguindo seu blog, e amei a resenha...

    O ultimo livro que li foi a culpa é das estrelas, então a história ainda está bem fresquinha e realmente adorei sua resenha...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Gente, um dos melhores livros que eu li na vida!
    O enredo, a história, os personagens, o drama, tudo! Todas as palavras usadas por John Green nesse livro são FODAS. O cara soube realmente tocar as pessoas de uma forma cômica, mas com um tom de tristeza, que quando você menos percebe tem está fungando hahaha x) me peguei várias vezes fazendo isso durante a leitura.
    Ótima resenha e fotos muito boas!

    Abraços, Diego!

    http://aculpaedovisconde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho que eu fui a única pessoa que não pirou no livro... rs
    Achei os diálogos pretenciosos e o final é previsível, mas a história não é ruim. Vale a leitura como passatempo. :)

    Ótimo blog.

    http://dobrodametade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Hey, Apanhadores!!! Obrigada pela visita e fique à vontade para ler e comentar, mantendo sempre o respeito! Eu leio todos comentários e respondo a todos sempre. Caso tenham, deixem o link do blog pra eu retribuir o comentário. e conhecer seu trabalho. Também Sigo todos de volta, porém comente sobre o POST.
Desde já OBRIGADÃO!!! Comentem!!! :)

Boa leitura!