Uma longa Jornada, de Nicholas Sparks




Autor:  Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Número de Páginas: 368
Flores de Lótus - OMG PERFEITO!
Sinopse:
Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. 
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Uma longa jornada narra à história de dois casais de gerações diferentes: Ira e sua mulher Ruth, Luke Collins e sua paixão Sophia Danko. O livro começa com a história de Sophia, uma universitária que acaba de terminar um relacionamento conturbado com Brian, um playboy rico da cidade. Porém, mesmo depois do fim do namoro ele continua perseguindo-a.

Para esquecer um pouco da vida Sophia decide aceitar o convite da sua amiga, Márcia, para ir a um rodeio, mas quando ela chega lá acaba encontrando Brian. Ele tenta reatar o namoro com ela, mas Sophia não estava muito afim das mesmas mentiras e traições. Num dado momento, Brian começa a discutir mais sério com Sophia e eles começam a brigar. Um belo rapaz assistiu a cena, Luke Collins, um caubói que competia no rodeio da noite. Luke se mete na história e acaba brigando com Brian. Sophia fica impressionada com a valentia do misterioso garoto e eles acabam se conhecendo melhor. Depois de algum tempo, nota-se que os dois se apaixonam perdidamente e tudo se torna um amor puro e lindo.



Ira Levinson tem 91 anos de idade quando sofre um acidente de carro enquanto estava em viagem. Sua história nos é apresentada no momento em que ele está preso nas ferragens. A figura da sua amada esposa que morreu aos 90 anos ressurgi na sua frente, ajudando-o a enfrentar esse momento e relembrando de toda a sua vida. A infância, a adolescência, o namoro com Ruth, e sua velhice. Sempre relembrando momentos decisivos e emocionantes de sua vida.

A partir daí as tramas se desenvolvem e o mais bacana é que esses dois casais vão ter os destinos cruzados e o leitor mal poderá acreditar a forma que essa história se coligará, mas garanto que isso vai acontecer de uma forma tocante.


Falando dos personagens: Eu achei a Márcia muito extrovertida e cômica. Melhor Amiga de Sophia, a garota é uma cabeça de vento, mas gostei bastante dela. Sophia é madura, inteligente e engraçada, muito bem decidida e acabou caindo bem como protagonista. Luke é lindo, inteligente, sensível e romântico, além de possuir uma trama pessoal: o fato de ele competir em rodeios para sobreviver e ajudar a sua mãe que cuja fazenda esta hipotecada. Outro que merece destaque é o Ira, um homem vivido e que tem uma sensibilidade, um amor, fora do comum. De longe foi o personagem mais dramático.

A narrativa é calma e rica em detalhes, confesso que teve momentos que ficou um pouco agonizante por causa das fortes emoções do Ira, mas não me atrapalhou muito na leitura do livro. O momento mais impactante foi o final do livro, onde começamos a entender o destino dos dois casais que se unem de uma forma eletrizante.

Nicholas não entrou nessa onda de eróticos ou new-adult, ele manteve sua marca que é romance. Bem escrito e com uma pitada de Drama, com um tempero de amor, elementos que fazem todos se emocionarem. Ele explora ao máximo os sentimentos dos personagens, o que deixa a história bem envolvente.

Afinal de contas, se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você.
A capa remete bem ao enredo, eu particularmente achei linda e bem desenvolvida. Não tem o que falar do livro em si, pois o mesmo não traz erros ortográficos e o tamanho da fonte é ótimo. A estrutura do livro está excelente.

Toda vez que leio um livro de Nicholas eu paro para pensar na vida e no amor, isso aconteceu fortemente nesse romance, que deixou meu coração em pedacinhos. Estou sem palavras para descrever a genialidade do Nicholas, que consegue fazer histórias tão lindas e tocantes, com personagens sensíveis e apaixonantes. Uma longa jornada é um livro maravilhoso, puro e nobre. É um livro que mexe com você de todas as formas possíveis e que mostra que o amor nunca morre e que sempre é um laço inquebrável, que pode nos fortalecer. 

4 comentários

  1. Não é em vão que Nicholas Sparks é o queridinho de muitos leitores, as histórias dele são de chorar. Confesso que não é minha leitura habitual, mas quando quero algo mais leve e emocionante sempre caio no mesmo autor, rs. É bom demais ler sobre amor. <3

    ResponderExcluir
  2. Já li vários livros do Nicholas, cada livro com um propósito diferenciado... Cada história surpreende mais que o outro. Comecei a comprar os livros dele, na minha coleção já tenho 8 livros. Quando estou lendo os livros dele, eu paro no tempo e passo a sentir o que estou lendo. Acontecimentos que por algum motivo mexe comigo, fazendo eu ler e ler cada vez mais!

    ResponderExcluir
  3. Amo tanto Nicholas Sparks! Eu só tenho um pouco de trauma desse livro, pois o comprei conseguir pegar o autógrafo do autor na Bienal do RJ e foi uma loucura tamanha esse evento, que acabei chupando o dedo (e quase chorando por querer MUITO encontrar o divo Sparks). rs.
    Mas, meu, certeza que vou ler esse livro! Ainda mais com essa resenha que você fez, Lucas. Amei!
    Beijão! Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Hey, Apanhadores!!! Obrigada pela visita e fique à vontade para ler e comentar, mantendo sempre o respeito! Eu leio todos comentários e respondo a todos sempre. Caso tenham, deixem o link do blog pra eu retribuir o comentário. e conhecer seu trabalho. Também Sigo todos de volta, porém comente sobre o POST.
Desde já OBRIGADÃO!!! Comentem!!! :)

Boa leitura!