Uma longa Jornada, de Nicholas Sparks




Autor:  Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Número de Páginas: 368
Flores de Lótus - OMG PERFEITO!
Sinopse:
Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. 
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Uma longa jornada narra à história de dois casais de gerações diferentes: Ira e sua mulher Ruth, Luke Collins e sua paixão Sophia Danko. O livro começa com a história de Sophia, uma universitária que acaba de terminar um relacionamento conturbado com Brian, um playboy rico da cidade. Porém, mesmo depois do fim do namoro ele continua perseguindo-a.

Para esquecer um pouco da vida Sophia decide aceitar o convite da sua amiga, Márcia, para ir a um rodeio, mas quando ela chega lá acaba encontrando Brian. Ele tenta reatar o namoro com ela, mas Sophia não estava muito afim das mesmas mentiras e traições. Num dado momento, Brian começa a discutir mais sério com Sophia e eles começam a brigar. Um belo rapaz assistiu a cena, Luke Collins, um caubói que competia no rodeio da noite. Luke se mete na história e acaba brigando com Brian. Sophia fica impressionada com a valentia do misterioso garoto e eles acabam se conhecendo melhor. Depois de algum tempo, nota-se que os dois se apaixonam perdidamente e tudo se torna um amor puro e lindo.



Ira Levinson tem 91 anos de idade quando sofre um acidente de carro enquanto estava em viagem. Sua história nos é apresentada no momento em que ele está preso nas ferragens. A figura da sua amada esposa que morreu aos 90 anos ressurgi na sua frente, ajudando-o a enfrentar esse momento e relembrando de toda a sua vida. A infância, a adolescência, o namoro com Ruth, e sua velhice. Sempre relembrando momentos decisivos e emocionantes de sua vida.

A partir daí as tramas se desenvolvem e o mais bacana é que esses dois casais vão ter os destinos cruzados e o leitor mal poderá acreditar a forma que essa história se coligará, mas garanto que isso vai acontecer de uma forma tocante.


Falando dos personagens: Eu achei a Márcia muito extrovertida e cômica. Melhor Amiga de Sophia, a garota é uma cabeça de vento, mas gostei bastante dela. Sophia é madura, inteligente e engraçada, muito bem decidida e acabou caindo bem como protagonista. Luke é lindo, inteligente, sensível e romântico, além de possuir uma trama pessoal: o fato de ele competir em rodeios para sobreviver e ajudar a sua mãe que cuja fazenda esta hipotecada. Outro que merece destaque é o Ira, um homem vivido e que tem uma sensibilidade, um amor, fora do comum. De longe foi o personagem mais dramático.

A narrativa é calma e rica em detalhes, confesso que teve momentos que ficou um pouco agonizante por causa das fortes emoções do Ira, mas não me atrapalhou muito na leitura do livro. O momento mais impactante foi o final do livro, onde começamos a entender o destino dos dois casais que se unem de uma forma eletrizante.

Nicholas não entrou nessa onda de eróticos ou new-adult, ele manteve sua marca que é romance. Bem escrito e com uma pitada de Drama, com um tempero de amor, elementos que fazem todos se emocionarem. Ele explora ao máximo os sentimentos dos personagens, o que deixa a história bem envolvente.

Afinal de contas, se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você.
A capa remete bem ao enredo, eu particularmente achei linda e bem desenvolvida. Não tem o que falar do livro em si, pois o mesmo não traz erros ortográficos e o tamanho da fonte é ótimo. A estrutura do livro está excelente.

Toda vez que leio um livro de Nicholas eu paro para pensar na vida e no amor, isso aconteceu fortemente nesse romance, que deixou meu coração em pedacinhos. Estou sem palavras para descrever a genialidade do Nicholas, que consegue fazer histórias tão lindas e tocantes, com personagens sensíveis e apaixonantes. Uma longa jornada é um livro maravilhoso, puro e nobre. É um livro que mexe com você de todas as formas possíveis e que mostra que o amor nunca morre e que sempre é um laço inquebrável, que pode nos fortalecer.