Ap. Filmes: O Leitor

Ficha Técnica de 'O Leitor'.

Nome Original: The Reader
Direção: Stephen Daldry
Duração: 124 minutos
Estreia: 06/02/2009
Flores de Lotús: +
Sinopse:

''Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.''



O filme começa no ano de 1995, quando Michael (Ralph Fiennes) prepara o café-da-manhã para uma moça com quem havia passado a noite. Quando ela se despede, Michael olha pela janela de sua casa e vê um U-Bahn amarelo, e essa imagem fez com que ele se lembrasse de quando, em 1958, quando ele possuía somente 15 anos, passa mal durante a viagem do U-Bahn e então acaba vomitando na entrada de um prédio. U-Bahn: Espécie de trem em que as pessoas sobiam em movimento.

No momento em que o garoto passa mal, passa uma mulher, que mais tarde conhecemos por Hanna Schmitz (Kate Winslet), acaba socorrendo Michael. Ela era uma trocadora e que morava naquele prédio. Em casa, Michael é atendido por um médico e acaba sendo diagnosticado como portador de escarlatina. O médico ordena que o ele fique de cama pelos três meses seguintes sua recuperação. Já recuperado, ele sente muita vontade de visitar a desconhecida que havia ajudado ele tempos atrás.

 Na visita, os dois acabam se envolvendo e passam a ter um caso - e ela era bem mais velha que ele... mas relevamos. Durante os encontros no apartamento da trocadora, o Michael passa a ler para ela os livros que estuda no colégio, como a Odisseia, de Homero, A Dama do Cachorrinho, de Anton Checkhov, e Huckleberry Finn, de Mark Twain.



O tempo passa e os encontros vão acontecendo sempre a ter sempre uma sessão de leitura seguida de uma relação sexual. Hanna sempre se refere a Michael como ''garoto'', mas nunca pelo nome. Ele era muito apaixonado pela mulher, eles saiam para tomar sorvete em cidades vizinhas, sempre muito românticos. Algumas brigas aconteciam entre o casal, porém as mesmas rapidamente eram superadas.


Um dia, Hanna é promovida, sendo avisada de que iria trabalhar no escritório da empresa, e subitamente desaparece sem deixar rastros.

O filme avança no tempo e mostrar Michael já adulto, seguindo a carreira de advogado. Em seguida regressa um pouco, quando então volta ao ano de 1966, com Michael cursando direito na Universidade de Heidelberg. Como parte de um seminário a pedido de um Professor, Michael passa a assistir o julgamento de várias mulheres acusadas de terem deixado trezentas prisioneiras judias morrerem queimadas em uma igreja em chamas no ano de 1944, em um evento conhecido como "Marcha da Morte". Uma das rés é Hanna Schmitz.



O filme é lindos em todos os sentidos. No começo nos deparamos com nudez e relações sexuais, sendo assim à princípio achei que o filme iria cair no apelatismo sexual, porém com o decorrer das cenas minha opinião mudou de forma categórica.O filme não foca nos atos sexuais e sim nas relações interpessoais entre os personagens principais, Hanna e Michael. A relação entre eles e simplesmente FORTE, porém com vários buracos... vários vazios.


Quando ele inicia a leitura para ela, existem momentos bem marcantes: como quando ela chora quando ele começa a recitar Odisseia, ou quando ela rir bastante quando ele narra 'A Dama e os Cachorros'. Dramas sociais, morais e políticos são abordados no filme, às vezes muito relevantes ora sutilmente. A relação do filme com a leitura é excepcional quando descobrimos o segredo de Hanna! Por isso sempre falo que o livro é pura inspiração. 

O filme é perfeito e eu MEGA recomendo para todos vocês! O filme foi baseado no livro com o mesmo título: O Leitor.

17 comentários

  1. Só por ser pós segunda guerra e ter uma ligação com o nazismo já me interessou (não que eu seja a favor do nazismo, só pra deixar claro), mas além disso a história em si parece ser bem interessante.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é Mari! Super recomendo, o filme é mágico! :D
      Um Beijo*

      Excluir
  2. Parece ser bem interessante..já tinha ouvido falar mas ainda não tive a oportunidade de assistir...
    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já assisti a esse filme e eu adorei, no começo eu também achei que iria mais pro lado sexual o filme, mais depois com o desenrolar da história eu fui gostando e achei lindo e triste :S
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse menino não para de ler, não? kkkk
    Hey!
    Brincadeirinha!
    Adorei as cenas selecionadas, você e bem esperto.
    Não conhecia o filme, mas já está anotadinho aqui.
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    @clicandolivros
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca vi esse filme, mas parece ser bem interessante, Vou procurar saber dele só porque você postou aqui (risos)

    Outra coisa, meu amigo, gostaria de me desculpar por esses dias por não ter passado aqui, mas andei mal sabe...sem vontade de postar e principalmente porque estava doente.

    Até tive uma consulta médica ontem que não deu nem oportunidade de postar no meu blog, mas enfim...Mas estou bem Graças a Deus, apesar que vou ter que começar a fazer um tratamento agora.

    Queria dizer que você é'um grande amigo e que gosto muito de você viu ? Pode contar sempre comigo. Se cuida e muitooooo sucessos maravilhosos para o seu cantinho.

    Se cuida querido

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o filme e gostei taaaaaaaaaaaaaaaaaanto. Eu não sou fã das cenas de sexo, sei lá, não gosto de filmes assim, mas não nego que me encantei. Achei a história linda e chorei no fim. =D

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  7. Ual! Pelo que vi é um romance dramático. E obviamente, sem um final feliz. Eu até veria este filme, mas não no momento. Hoje, estou mais para finais felizes e menos história envolvendo nazismo e separação de um casal apaixonado.

    Pela sua resenha, pude ver que você e outras pessoas não levaram em consideração o romance entre um rapaz muito jovem e uma mulher mais madura. Isso mostra que deve ter uma trama muito boa para relevar isso.

    Beijos

    Gláucia - booklover.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse filme é INCRÍVEL! Eu amo a atuação da Kate Winslet, ela é incrível. <3
    Agora to doida para ler o livro. Espero conseguir lê-lo logo. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. É um dos filmes mais inteligentes que eu já assisti. E preciso deste livro, porque se o filme foi tão magnifico, o livro será deslumbrante.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Filmes de pós-guerra raramente me decepcionam. Quando eu soube que a Kate Winslet estava em O Leitor, fiquei bastante interessada pelo filme, mas nunca encontrava o DVD. Sem contar o livro, é claro. Realmente espero que seja bom.

    Beijos!
    Clara
    labsandtags.blogpot.com

    ResponderExcluir
  11. Já tive a oportunidade de ler e assistir
    A historia é linda e bastante emocionante
    Uma ótima dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adoro tudo da segunda guerra, gostei muito do livro e no filme a Kate Winslet matou a pau!

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas.
    Eu peguei o filme pela metade uma vez, e como não estava entendendo nada, larguei.
    Mas agora você me fez lembrar que preciso assistir.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Ah, o livro é lindo tbm! Bem melhor, mais bem escrito e com mais história que cinquenta tons, as leitoras deveriam conhecê-lo HAUHUA
    Não terminei de assistir ao filme, e li o livro há mto tempo então não sei bem se é bastante fiel, mas fica a dica. Deu até vontade de ler de novo. :)
    Até!
    sobrecafeelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Hey, Apanhadores!!! Obrigada pela visita e fique à vontade para ler e comentar, mantendo sempre o respeito! Eu leio todos comentários e respondo a todos sempre. Caso tenham, deixem o link do blog pra eu retribuir o comentário. e conhecer seu trabalho. Também Sigo todos de volta, porém comente sobre o POST.
Desde já OBRIGADÃO!!! Comentem!!! :)

Boa leitura!