Ap. Filmes: O Leitor

Ficha Técnica de 'O Leitor'.

Nome Original: The Reader
Direção: Stephen Daldry
Duração: 124 minutos
Estreia: 06/02/2009
Flores de Lotús: +
Sinopse:

''Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.''



O filme começa no ano de 1995, quando Michael (Ralph Fiennes) prepara o café-da-manhã para uma moça com quem havia passado a noite. Quando ela se despede, Michael olha pela janela de sua casa e vê um U-Bahn amarelo, e essa imagem fez com que ele se lembrasse de quando, em 1958, quando ele possuía somente 15 anos, passa mal durante a viagem do U-Bahn e então acaba vomitando na entrada de um prédio. U-Bahn: Espécie de trem em que as pessoas sobiam em movimento.

No momento em que o garoto passa mal, passa uma mulher, que mais tarde conhecemos por Hanna Schmitz (Kate Winslet), acaba socorrendo Michael. Ela era uma trocadora e que morava naquele prédio. Em casa, Michael é atendido por um médico e acaba sendo diagnosticado como portador de escarlatina. O médico ordena que o ele fique de cama pelos três meses seguintes sua recuperação. Já recuperado, ele sente muita vontade de visitar a desconhecida que havia ajudado ele tempos atrás.

 Na visita, os dois acabam se envolvendo e passam a ter um caso - e ela era bem mais velha que ele... mas relevamos. Durante os encontros no apartamento da trocadora, o Michael passa a ler para ela os livros que estuda no colégio, como a Odisseia, de Homero, A Dama do Cachorrinho, de Anton Checkhov, e Huckleberry Finn, de Mark Twain.



O tempo passa e os encontros vão acontecendo sempre a ter sempre uma sessão de leitura seguida de uma relação sexual. Hanna sempre se refere a Michael como ''garoto'', mas nunca pelo nome. Ele era muito apaixonado pela mulher, eles saiam para tomar sorvete em cidades vizinhas, sempre muito românticos. Algumas brigas aconteciam entre o casal, porém as mesmas rapidamente eram superadas.


Um dia, Hanna é promovida, sendo avisada de que iria trabalhar no escritório da empresa, e subitamente desaparece sem deixar rastros.

O filme avança no tempo e mostrar Michael já adulto, seguindo a carreira de advogado. Em seguida regressa um pouco, quando então volta ao ano de 1966, com Michael cursando direito na Universidade de Heidelberg. Como parte de um seminário a pedido de um Professor, Michael passa a assistir o julgamento de várias mulheres acusadas de terem deixado trezentas prisioneiras judias morrerem queimadas em uma igreja em chamas no ano de 1944, em um evento conhecido como "Marcha da Morte". Uma das rés é Hanna Schmitz.



O filme é lindos em todos os sentidos. No começo nos deparamos com nudez e relações sexuais, sendo assim à princípio achei que o filme iria cair no apelatismo sexual, porém com o decorrer das cenas minha opinião mudou de forma categórica.O filme não foca nos atos sexuais e sim nas relações interpessoais entre os personagens principais, Hanna e Michael. A relação entre eles e simplesmente FORTE, porém com vários buracos... vários vazios.


Quando ele inicia a leitura para ela, existem momentos bem marcantes: como quando ela chora quando ele começa a recitar Odisseia, ou quando ela rir bastante quando ele narra 'A Dama e os Cachorros'. Dramas sociais, morais e políticos são abordados no filme, às vezes muito relevantes ora sutilmente. A relação do filme com a leitura é excepcional quando descobrimos o segredo de Hanna! Por isso sempre falo que o livro é pura inspiração. 

O filme é perfeito e eu MEGA recomendo para todos vocês! O filme foi baseado no livro com o mesmo título: O Leitor.