Resenha: Jogos Vorazes - Saga Jogos Vorazes #1

Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2010
Número de páginas: 400
Flores de Lótus: OMG PERFEITO!
Sinopse:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


O livro vai nos levar a um mundo distópico, onde houve a destruição da América do Norte. Com essa destruição se formou uma nova região chamada Panem, lá existe uma capital e nesse lugar é onde se localiza toda a riqueza e todo o poder. Essa capital é rodeada por  12 distritos, que vivem na miséria e na pobreza. Existia anteriormente um 13° distrito, porém o mesmo quis se rebelar contra seus superiores, porém logo foi extinto, afinal a capital tem recursos exorbitantes para acabar com qualquer um.

Para mostrar sua superioridade em relação aos outros distritos e evitar novas rebeliões, a capital criou os ''Jogos Vorazes''. Funcionava assim: Cada distrito ofereceria 2 tributos - um homem e uma mulher - que iriam adentrar numa arena, para lutar até a morte, até que apenas um sobreviva. A escolha dos tributos de dava por um sorteio em que quanto mais perto de 18 anos a pessoa estivesse, mais chances de ser escolhido ela tinha.




O livro vai nos apresentar a Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que nasceu no distrito 12 e morava com sua mãe e com sua irmã mais nova, Prim. Eles viviam uma vida muito árdua, e as coisas ficaram ainda mais difíceis depois da morte do pai dela.

Quando o homem da casa morreu, a mãe de Katniss ficou depressiva e não dava atenção a sua família, com isso Katniss acaba por tomar conta de tudo na casa. Para garantir a alimentação de todos, a garota caçava na floresta próxima do distrito ilegalmente. As caças se realizavam com seu melhor amigo Gale. Os dois se ajudavam na tarefa de montar arapucas paras os animais e depois de caçados eles eram trocados junto a outros comerciantes locais, e assim eles iam vivendo. Até que chega o dia da colheita - o dia de escolher os tributos.




“E que a sorte esteja sempre ao seu favor”

Prim, a irmã mais nova de Katniss, estava muito tensa e com medo de ser escolhida para os jogos, afinal com 12 anos ela já tinha chancas de ser escolhida, porém essas chances eram escassas porque o nome da garota só apareceria uma vez no sorteio. As pessoas do distrito se dirigem a praça central para a realização do sorteio e todos são obrigados a ir. Chegando lá eles fazem uma especie de identificação e se organizar em grupos: homens, mulheres, adultos e crianças. Então o mais inesperado acontece, o primeiro nome chamado é o de: PRIM.
''Em algum ligar distante, consigo ouvir a multidão murmurando com tristeza, como sempre acontece quando alguém de doze anos é escolhido, porque ninguém acha isso justo.''
Katniss ao mesmo tempo que fica em choque com o acontecido, atua rapidamente para tentar não deixar sua irmã ser levada aos jogos, porém a única solução existente era a que ela fez. Ela se ofereceu como voluntária para ir no lugar de Prim lutar até a morte nos jogos. Em seguida é sorteado o companheiro masculino que irá acompanhar Katniss nos Jogos, Peeta, o filho do padeiro do distrito foi o escolhido. Os dois meio que já se conheciam na infância, apesar de nunca terem muito contato.

''E que comecem os Jogos''
O que falar desse livro? Me apaixonei desda primeira página! A narrativa da Susane é simplesmente fantástica, envolvente e que fluí de uma forma notável ao longo das páginas. Ela não nos deixa perder de maneira nenhuma qualquer detalhe do livro.
Os personagens e o ambiente caótico em que a estória se passa são super bem construídos e estruturados. Tudo fica muito bem explicado, desde o ''Porque?'' dos Jogos Vorazes, como a explicação de todos os eventos que deram origem a Panem. E o que falar de Panem? A ideia da autora foi simplesmente fantástica e inovadora. Ela aborda as inter-relações entre todos os 12 distritos e a capital de forma impecável! Pesquisando soube que a autora se inspirou nos jogos de gladiadores para construir os Jogos Vorazes.

A diagramação do livro não deixa a desejar. Páginas com folhas amareladas - finalmente Rocco - porém com uma qualidade um pouquinho inferior, e isso faz com que o livro de 400 páginas pareça um de 300. A fonte é razoável e a correção do livro está excelente.O livro é dividido em 3 partes, são elas:'Os Tributos', 'Os Jogos' e 'O Vitorioso'


Sangrento, selvagem, inovador e apaixonante, 'Jogos Vorazes' é um dos meus livros favoritos.



Quote mais Top do livro:

“Então, aprendi a segurar a minha língua e mudar minhas feições para uma máscara de indiferença para que ninguém pudesse jamais ler meus pensamentos.''

“- Não sei bem como dizer isso. É que… quero morrer como eu mesmo. Isso faz algum sentido? – pergunta ele. Balanço a cabeça. Como ele poderia morrer a não ser como ele mesmo? – Não quero que eles mudem meu jeito de ser na arena. Não quero ser transformado em algum tipo de mostro que sei que não sou.”


20 comentários

  1. Ótima resenha Lucas, JV é fodastico!!
    Em Chamas é melhor ainda ^^
    Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a resenha..mas acho que sou a única que não gosta dessa serie...gostei do filme mas não do livro =P
    aproveitaaaaa na cultura (loja) o loivro da Bella Andre e A Probabilidade Estatistica..e tarara tá de 14,90 cada..só não sei por quanto tempo =) e o Kobo comprei lá também...acho que só tem nessa cor e preta lá =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas.
    A diagramação realmente está linda, perfeita.
    Mas você acredita que eu não consegui me render a essa série...a premissa não me atraiu e depois
    assistir o filme só me desanimou ainda mais...sou uma raridade nesse mundão cheio de fãs de JV né rsrsrs.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso comprar os livros, muitos não gostam, muitos amam, preciso ler e tirar minhas conclusões rsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você vai amar! *.*
      O livro é fantástico!

      Excluir
  5. Também preciso ler para tirar minhas conclusões! Mais tenho um pouco de receio, já que quase todo mundo gosta tanto! Tenho medo de ler e não gostar '-' Preciso ler urgentemente! ótima resenha Lucas! Amei as fotos!
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas . Visite o blog!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    eu gostei bastante do livro, mas sinceramente não gostei do filme.
    Adorei as fotinhos que postou!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,Lucas!
    Eu sou suspeita para falar deste livro,porque eu ADORO a série ;)
    Gostei muito da sua resenha.
    Bjs!
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro deve ser foda porque o filme é muito da hora, eu gostei demais. Porém, estou enrolando para comprar a trilogia, na verdade estou esperando promoções kkk Gostei muito da resenha, de saber sua opinião sobre o livro, que deve ser mil vezes melhor que o filme e de relembrar a história dessa incrível distopia.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  9. Lucas para você ter uma ideia, eu tenho essa coleção em casa desde do Natal do Ano Passado. Mas eu ainda não os peguei para ler acredita ? E muita gente fala que é ótimo mesmo.

    Eu vi o filme e amei, por isso que quis comprar os livros. Comecei a ler o primeiro e ai me prendeu nas primeiras paginas, mas não continuei, porque estava lendo outro na época, mas enfim...

    Acho que depois dessa resenha incrivel que você postou, vou começar a pensar em meter ele na minha lista de leitura o mais BREVE possivel, apesar que tenho que colocar agora minha ordem de leitura por causa dos meus parceiros nacionais. Enfim...

    Parabens viu ? Adorei sua resenha
    Depois passa no meu cantinho que tem maissssss novidades lá

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Você escolheu uma quote muito top mesmo. O Peeta sintetiza em uma frase o que os Jogos poderiam tirar dele por causa da necessidade de sobreviver. Você já leu os outros? Ele menciona isso de novo em outro livro, numa entrevista com o Gavril.

    Jogos Vorazes é a melhor trilogia que li este ano. Devorei ela porque é muito foda.

    Bjs!

    Raquel
    wwww.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas, seu blog está ótimo! Adorei tudo por aqui :)
    Eu confesso que não tenho muiita curiosidade em ler Jogos Vorazes porque a protagonista Katniss não é o meu tipo de protagonista preferida. Mas quem sabe um dia, quando tiver uma promoção do box da trilogia (porque né, Rocco é Rocco ¬¬ e por conta dos preços deles eu tenho só dois livros deles na estante kkkk). Gostei da sua resenha, bem detalhada. Esperando resenha dos outros.

    Bjs
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com
    (segui aqui)

    ResponderExcluir
  12. Tenho a resenha dele no rascunho e até hoje não soltei, acredita? Acho que vou falar da saga completa, de um modo bem geral mesmo, sabe...
    Enfim..
    Gostei da sua resenha, acho que tivemos impressões sobre o livro muito parecidas.

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu só vi o filme, queria muito ler o livro, dizem que é muito bom...
    Adorei aqui!
    xoxo
    Pimenta Rosa

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lucas. Olha, cara, sou chato demais com livros, viu - nem é arrogância não, é que eu sou cheio de picuinhas com livros que viram sucesso. Preconceito meu, mas tô me corrigindo já hahaha

    Enfim, eu li os dois primeiros livros da trilogia, não gostei tanto quanto achei que fosse gostar, porque a premissa é muito boa, mas, na minha opinião, não atendeu à proposta =\

    Mas sua resenha ficou ótima. Livro é isso mesmo, encanta uns, mas nem tanto a outros heuheuheuh
    Eu gosto especialmente dos quotes que os blogueiros escolhem sobre esse livro, porque eu não consigo escolher bem, nunca consigo rs

    Agora, essa diagramação e arte: topzera! Bonito demais, minha trilogia fica lindona na estante hahaha

    abração, ótima resenha xD
    Nos vemos por aí \o

    Pedro Almada

    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas!
    Desculpe o sumiço, mas estava sem net.
    Essa trilogia não me conquistou. Amei o 1º livro, mas o segundo ficou o meio termo e o terceiro foi um desastre. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas... vi conhecer seu blog através do grupo blogueiros literários no facebook e adorei... super organizado... bem feito... parabéns... adorei a sua resenha, acredite que ainda não li a saga, mas quero e muito, mas estou com uns tantos livros para ler e terminar algumas sagas para dar inicio a outras rsrsrs... mais gostei do jeito que fez essa postagem... já fiz assim tb e é muito legal... Seguindo o seu blog. Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro.... é dificil até saber descrevê-lo. Simplesmente apaixonante. Me lembro de ter comprado o box assim que lançou e gastado uma nota, e não me arrependo. Amei a resenha e sim, FINALMENTE ROCCO kkkkkk

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  18. Hey, Lucas. Adorei sua resenha *o*
    Fotos lindas do livro. Como já li varias, a sua ressaltou bem o que a autora fez na história, e argh, eu quero ler esse livro, pq nao curti muito o filme. Eu curto essa coisa do clima qe ela criou, mas no filme senti, mesm sem ter lido, meio estranho aquela coisa de frufru demais, tudo rosa, colorido e tal :s
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Lucas! Este é o melhor exemplo que consigo pensar quando o gênero distopia vêm à minha cabeça - principalmente por ser pioneiro - mas por ser um dos meus favoritos de todos os tempos, e fico feliz que você tenha gostado!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir

Hey, Apanhadores!!! Obrigada pela visita e fique à vontade para ler e comentar, mantendo sempre o respeito! Eu leio todos comentários e respondo a todos sempre. Caso tenham, deixem o link do blog pra eu retribuir o comentário. e conhecer seu trabalho. Também Sigo todos de volta, porém comente sobre o POST.
Desde já OBRIGADÃO!!! Comentem!!! :)

Boa leitura!