Resenha: Amigos Inimigos

Autora: Vanessa Martinelli
Editora: Novos Talentos - Novo Século
Ano: 2012
Número de páginas: 104
Flores de Lótus: 5.0
Sinopse:
''Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?''



Adorei o livro da Vanessa. Livro curto, fácil de se ler, leve e engraçado. Livro perfeito pra ler num dia em que você não ta bem, por que com certeza ele relaxa! Li o livro em apenas algumas horas e ele se encontra na minha mochila dia e noite. O livro me fez lembrar do meu 9°ano e dos meus amigos. Isso é tão reconfortante vindo de um livro, trazer-nos as nossas memórias... Livro de cabeceira!


O Livro conta a história de Maria menina muito gente fina que mora com seu irmão e sua mãe. O relacionamento de Maria com o irmão é mega engraçado, eles brigam por qualquer coisa sabe, mas é claro que no fundo se amam.


No clima Colegial, ela está no 9° Ano - Sala B. O livro foca muito também no relacionamentos de Maria com seus colegas de classe. Eis eles:

Patrícia - A ''loira'' linda da classe, meio destrambelhada e no mundo da Lua.
Morgana - Rica, nunca esnobe e sim divertidíssima! 
Gertrudes - Não tem foco de início, mas depois ganha um pouco mais de espaço - eu me acabei de rir com ela.
Camila - A Nerd, que passa pro momentos difíceis na história.
Pedro - O menino que Camila se amarra.
Maurício - O nome já diz tudo: M.A.U.R.I.C.I.N.H.O
Jack- Amigo de Infância, que se distancia com o tempo.

O livro mostra o relacionamento deles de uma forma mega envolvente, divertida e engraçada. Me peguei em vários momentos rindo da Morgana, as frases dela são demais! E o que dizer de Gertrudes?! -Gente a parte do trabalho, do jogo na casa da Morgana e o acampamento você se acaba de rir.

O livro apesar de curto, consegue abordar vários problemas familiares de mera importância e você ainda não consegue ver o que acontece com cada personagem além do colégio - achei muito top isso. Praticamente todos tem problemas - o que na vida real não é bem diferente. 
Paralelamente as brincadeiras dos colegas na escola temos o casalzinho que se ODEIA/AMA ao mesmo tempo. Jack e Maria eram amigos de infância, brincavam juntos e por um motivo desconhecido se afastaram... e quase que não se falam. Porém no decorrer da história essa situação muda bruscamente. Ok, não posso falar mais nada! Se não acabo soltando spoilers.

Vamos ao ponto: O livro possuí uma trama bem simples, porém envolvente! Não tem como você ler esse livro e dizer que é ruim! GOSTEI MUITO! Com certeza ele vai ganhar uma releitura.

A história é tão leve e vocês não imaginam o quanto que eu ri com esse livro!!! O livro possuí uma c
apa brochura, super resistente, folhas amareladas de alta qualidade. 
Veio autografado e com uma cartinha fofa da autora! <3 Obrigado Van.
Espero que ela lance outro livro, adorei sua narrativa, adorei tudo!

Compre: