Inferno, de Dan Brown

 Autor(a): Dan Brown
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Número de páginas: 448
Flores de Lótus: - ÓTIMO
Sinopse: 
Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.
Nem sei o que falar a respeito desse livro! Simplesmente devorei essas páginas como se o mundo não tivesse amanhã... rs. Espero que gostem da resenha.

O livro vai começar quando o nosso protagonista, Robert Langdon, acorda misteriosamente num hospital em Florença. Ele não se recorda de como saiu dos Estados Unidos e muito menos como foi para ali. Ele é acordado pela Dr. Sienna Brooks e pelo Dr. Marconi, e eles o fazem algumas perguntas a respeito de sua memória, para ver especificamente o que pode ter vindo a ter acontecido com Robert. Minutos depois no hospital, eles sofrem um atentado, mais precisamente a agente Veyentha entra no hospital soltando tiros atrás de Robert. A Dr. Brooks ajuda Robert a fugir levando-o ao seu apartamento.



No apartamento, eles discutem a respeito dos motivos pelos quais essa agente estaria atrás de Robert, pois como ele está sem memória, não sabe o que pode ter feito nas ultimas 36 horas. Sienna acha no bolso falso no paletó do Robert um objeto um tanto quanto peculiar, que tem relações diretas com a obra de Dante, a divina comédia. Esse objeto vai trazer pistas, códigos, que quando descobertos, vão ajudar nossos heróis a salvarem o mundo de uma possível catástrofe.
***
Não tem como não citar a quantidade de referências que o autor inclui nesse livro, como pintores, escritores, museus, pensadores, dentre outros. Então ler Inferno acaba sendo uma grande aula de história e cultura. O autor é bem descritivo, sendo assim, os leitores ficarão bem situados onde a história se passa. Porém o autor em alguns momentos passa dos limites nas descrições e acaba descrevendo coisas desnecessárias, como cabines telefônicas. A trama da história em si, se resume em: religião, política e filosofia. Com certeza o autor soube trabalhar perfeitamente em harmonia envolvendo esses temas.


Dan tentou fazer a Sienna uma menina prodígio e super inteligente, mas no final das contas, o próprio Robert tinha uma carga de conhecimento maior do que a doutora. O final do livro foi difícil de absorver para mim. O autor criou uma grande expectativa para o que poderia vir a acontecer no final do enredo, mas quando chegamos a conclusão, à coisa não foi tão emocionante assim. Claro que teve uma grande importância, mas eu esperei um pouco mais. Não vai achando que o livro não vai te surpreender, pois as reviravoltas existentes nessa história são espetaculares.

Posso afirmar que esse livro foi composto e criado especificamente para virar um filme, pois no decorrer das páginas o leitor tem a impressão de que está lendo um roteiro pronto. Isso não é um ponto negativo, afinal quem não quer ver seu livro favorito nas telonas?

Com uma trama bem envolvente, personagens bem elaborados e um enredo de tirar o fôlego, inferno é uma obra que nenhum leitor pode deixar passar despercebida. O autor consegue te transportar a diversos lugares históricos com suas palavras e você vai se afogar em cultura e conhecimento. Super recomendo!


10 comentários

  1. Oi, Lucas! Eu li vários livros do Dan Brown e gostei de quase todos...Esse parece ser muito bom, daqueles que a gente lê em um dia! hehehe
    Adorei a resenha! Seu blog está ótimo =D

    bjs,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá...

    Gente ta todo mundo comentando desse livro... Acho que eu estou meio desatualizada hein...

    Adorei, acho que vou gostar, amo história hahaha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Nossa o cara é muito bom né?
    Gente eu preciso de ler ele o/
    Sua resenha ficou um máximo e ainda me deixou com muito mais vontade.
    Parabéns pela resenha e se sumi um pouco me desculpa viu rsrs mas você viu as postagens de volta as aulas certo? haha amei seu comentário e do jeito fofo do novo apelido que ganhei.
    Abração!
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu estou morrendo de curiosidades para ler esse livro, todos falando dele e aaaaaai, quero dinheiro para comprá-lo!
    Adorei as fotos que colocou, hihi
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Nunca li nada do autor, então não posso opinar muito. rs
    Esse gênero não chama muito a minha atenção. Mas vi críticas positiva sobre esse livro. Que bom que gostou!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Eu gostava do Dan Brown na época do lançamento de Código Da Vinci e curti bastante Anjos e Demônios. Depois indentifiquei a MESMA estrutura pra tudo e perdi a vontade, sabe. O que me atraiu em Inferno foi a temática Dantesca. Adoro! Quem sabe eu pego ele pra ler qualquer hora, mas é certo que a estrutura é de filme: Dan Brown não dá ponto sem nó!

    Beijo,

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo nunca tive interesse de ler esse livro, mas depois que li sua resenha fiquei meia que interessada nele. Até porque eu nào li os outros livros do autor. Aquele Codigo da Vinci e Anjos e Demonios eu n tive paciencia. O unico que tenho e li até uma metade foi Fortaleza Digital e pretendo ler ele novamente para poder resenhar no meu blog. Mas esse ai me parece ser diferente desses outros, não sei...até vou te perguntar pelo facebook (risos)
    Mas gostei de tudo que vc disse. Parabens.
    Você resenha muito bem seus livros meu amigo.
    Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Concordo com você: trama envolvente, personagens elaborados e muita história! Adorei o livro também.

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótima a leitura de Dan Brown, e se vocês quiserem conhecer melhor sobre Robert Langdon... http://lounge.obviousmag.org/culturiar/2013/08/afinal-quem-e-robert-langdon.html

    ResponderExcluir

Hey, Apanhadores!!! Obrigada pela visita e fique à vontade para ler e comentar, mantendo sempre o respeito! Eu leio todos comentários e respondo a todos sempre. Caso tenham, deixem o link do blog pra eu retribuir o comentário. e conhecer seu trabalho. Também Sigo todos de volta, porém comente sobre o POST.
Desde já OBRIGADÃO!!! Comentem!!! :)

Boa leitura!